Gaia:

Um Breve História da Mãe Terra

Segundo o poeta, Hesíodo, Gaia a deusa Grega, é a própria terra divinizada, a personificação do mundo e a base de todas as outras coisas que vieram depois do seu surgimento.
Vinda do caos, ela é a origem de tudo que transcende o tempo, por isso, é considerada a grande Mãe Terra de toda criação.

O nome Gaia inclui sua conexão com a mitologia grega e sua associação com a força e beleza da natureza. Além disso, Gaia é um nome que evoca uma sensação de respeito pela Terra e pelo meio ambiente, tornando-se uma escolha popular entre aqueles que valorizam a sustentabilidade e a consciência ambiental.

Significado da Palavra Gaia

Gaia, também chamada de Geia ou  (em gregoGaía), na mitologia grega é a Mãe-Terra, como elemento primordial e latente de uma potencialidade geradora imensa. A palavra Gaia significa Terra e, por isso, a Deusa Gaia está sempre relacionada à abundância, prosperidade, origem de tudo e ao Amor Infinito.

Hipótese Gaia

Na década de 1970 o britânico James E. Lovelock propôs, através de seus estudos, que o planeta Terra fosse considerado um superorganismo, em que tudo o que está inserido nele seja uma pequena parte de um todo. Essa ideia foi batizada de Hipótese Gaia, conhecida também por Teoria de Gaia, porque, na mitologia grega, Gaia era a deusa da Terra e mãe de todos os seres vivos

Mesmo tendo gerado controvérsia no meio científico, a hipótese de James nunca deixou de ser considerada.

Nossa Missão

Existe quem seja contra usar o termo Gaia e Mãe-Terra quando se refere ao planeta terra. Independente das crenças e devoções o fato é que existe um Ecossistema e estamos inseridos nele.

É nosso dever como habitantes zelar nosso meio ambiente a fim de que ao invés de existir a extinção possa existir a evolução e o nascimento de novas espécies.

Nosso planeta atualmente já está bem impactado com a criação egóica e irresponsável dos humanos. De forma alguma estou dizendo que sou contra a edificações, tecnologias e modernidades, pelo contrário! Acredito que isso faz parte inerente do ser, buscar trazer novas formas e formatos para matéria, porém, pensando em construir sem a destruição, devastação e extinção forçada dos ambientes e espécies.

É possível sim ter um planeta cheio de criações originadas de nossa criatividade integradas com eco mantendo o Somos Um (união) na teia cósmica da existência.

Missão do Viajante

A Natu&Gummy tem como missão relembrar e fixar na mente do viajante que sua experiência tem que estar ao máximo alinhada com a proteção e conservação do nosso ambiente.

Os incentivos e encorajamentos para desbravar o mundo é justamente para criar e se tornar palpável a realidade que nosso planeta é um organismo vivo e merece respeito, cuidado, Amor.

Á medida que você conhece a si e ao planeta começa a dissolver o rígido e patético comportamento/pensamento de não se importar com a destruição, afinal, “você vai morrer mesmo!”.

Nós viajantes temos que imprimir no coração a missão de desbravar e conservar.

Tenha em Mente

Aqui estão algumas sugestões de comportamentos que os viajantes podem adotar para reduzir o lixo e o impacto ambiental durante suas viagens:

1. Uso de Garrafas Reutilizáveis
  • Leve sempre uma garrafa de água reutilizável para evitar o uso de garrafas plásticas descartáveis;
2. Recuse Plásticos de Uso Único
  • Evite usar canudos, talheres, pratos e copos de plástico. Opte por alternativas reutilizáveis ou biodegradáveis;
4. Produtos de Higiene Sustentáveis
  • Use produtos de higiene pessoal ecológicos, como escovas de dentes de bambu, xampus sólidos e sabonetes biodegradáveis. Busque consumir e fazer compras ecológicas, além de apoiar, fortalece o mercado EcoNatu;
3. Embalagem Consciente
  • Utilize sacolas reutilizáveis para compras e evite produtos com embalagens excessivas. Tenha sempre um sacola que irá colocar provisoriamente o lixo do seu lanche ou de algo que comprou e mantenha consigo até encontrar um lixo que tenha coleta ativa para descartá-lo;
5. Compostagem
  • Se possível, participe de programas de compostagem ou leve um pequeno recipiente de compostagem portátil;
6. Compre Localmente
  • Apoie mercados locais e produtores artesanais, reduzindo a necessidade de transporte de mercadorias e incentivando a economia local e novamente agregando no fortalecimento do mercado EcoNatu;
7. Evite Produtos Embalados
  • Compre alimentos a granel e use recipientes reutilizáveis para armazená-los. Se possível, tenha um kit com utensílios reutilizáveis, como talheres, guardanapos de pano e recipientes de alimentos (cozinha camping);
8. Reduza o Uso de Papel
  • Use mapas digitais, bilhetes eletrônicos e guias de viagem online para reduzir o consumo de papel;
9. Economize Energia
  • Desligue aparelhos eletrônicos quando não estiverem em uso e opte por hospedagens que utilizem fontes de energia renovável. Ao entrar em modo voo aproveite para se desconectar e praticar respiração/meditação ativa.
10. Respeite a Natureza
  • Siga as regras de “Leave No Trace” ao acampar e fazer trilhas, garantindo que todos os resíduos sejam levados de volta e descartados corretamente;
11. Escolha Transportes Sustentáveis
  • Prefira transporte público, bicicletas ou caminhe quando possível, reduzindo a pegada de carbono e aproveitando para caminhar mais e contemplar o ambiente em volta;
14. Participe de Limpezas Locais
  • Participe ou organize limpezas em praias, trilhas ou parques durante suas viagens, além de trabalhar na redução de lixo no ambiente é uma ótima forma de conhecer pessoas locais, trocar ideias construtivas com quem pensam como você;
15. Informe-se e Eduque Outros
  • Mantenha-se informado sobre práticas sustentáveis e compartilhe esse conhecimento com outros viajantes. Use a hashteg #natuegummy, marque o arroba @natuegummy, irei adorar te conhecer e mandar um salve!
16. Hospedagens Ecológicas
  • Se possível escolha hospedagens que adotam práticas sustentáveis, como uso eficiente de água, energia solar e programas de reciclagem;
17. Minimalismo
  • Viaje com menos bagagem, optando por itens multifuncionais e essenciais, reduzindo o consumo e o desperdício;
18. Reutilize e Recicle
  • Procure maneiras de reutilizar itens durante a viagem e participe de programas locais de reciclagem.
19. Brincadeiras Ecológicas

Ao levar as crianças na natureza, estimule a brincar com o que tem ao redor. O Brincar Natural é um ótima inspiração para essas atividades. Entre em contato e peça seu Kit Brincar Natura que vem em uma Ecobag lindíssima. Vá em parques, zoológicos, encoraje os pequenos a explorarem seu lado natu.

Leitura Recomendada: Viagem e Autoconhecimento: Conexão, Meditação e Práticas Holísticas

Parece Pouco…

… mas é muito! Pode ser que inicialmente não consiga fazer uma viagem dando check nas 19 sugestões da lista, mas, tenha em mente que cada mudança em seu comportamento viajante traz sim evolução, reduz sim o impacto ambiental.

Lembre-se também que cada viagem é uma conexão.
Trouxe esse assunto sobre Gaia para também te lembrar de sentir a gratidão em cada lugar que for, se abrir para as conexões e expansão do seu Ser.
Vou deixar aqui uma oração a Gaia para aqueles que ao viajar gostam realmente de se unir ao nosso sistema Terra.

Até breve!

Oração de Gaia

“Amada Mãe Terra Gaya,

Solo sagrado que nos acolhe,

louvamos e agradecemos por toda a vida gerada em todos os vossos reinos.

Hoje, depois de tantos ciclos, depois de tanto tempo…

Percebemos e sabemos o tamanho de vossa beleza,

a sacralidade de vossa pureza,

a magnitude de vossa grandeza;

a divindade de vossa natureza.

Nutridos e acolhidos em vosso amor divino,

Sabemos a simplicidade de nosso destino.

Perdoa-nos por todas as vezes que esquecemos a magnitude de vossa existência,

Por todas as vezes que deixamos de protegê-la, negando a tão sagrada consciência.

Terra sagrada das quatro estações, das oito visões, dos ciclos divinos que ensinam as grandes lições…

o tempo de semear, de cultivar, de crescer, de nutrir, de colher…

o tempo de mudar, de trocar, de partilhar, de deixar ir, de contemplar…

o tempo de ser, de viver, de saber, de morrer…

Terra sagrada dos ciclos da vida, Grande Mãe, tão amada e querida, Vos louvamos, vos agradecemos, Vos abençoamos e à vós prometemos:

Que vosso fogo incendeie nosso espírito;

Que vossas águas renovem nossos corações;

Que vossos ares libertem nossas mentes;

Que vossas terras nutram nossos corpos;

E assim seremos UM com vossa Presença!!!

E assim, sua alma será para sempre sentida e vivida dentro de nós,

E em unidade, honraremos a sabedoria e a vida que existe em Tudo. Na Terra, como no céu! Amém

Amada Gaya, recebei de nós, vossos filhos, a gratidão infinita.

Que possamos colocar no vosso sagrado coração todo o nosso imenso amor e todo o nosso absoluto reconhecimento.”

°°°

Leitura Recomendada: Mindfulness em Meio à Natureza.

Deixe um comentário