Vida Nômade #2: Livros Inspiradores

Sugestão de Livros para Nômades Digitais

Viajar pelo mundo como nômade digital é uma experiência única, que combina trabalho remoto, aventuras emocionantes e uma profunda conexão com a natureza.
No entanto, essa vida nômade também exige inspiração constante e estratégias práticas para equilibrar a produtividade com a exploração.

Eu sempre fui amante de leituras, em especial os gibis, tinha uma enorme coleção. Depois tomei o gosto por vários estilos literários, em especial os científicos e biografias de guerra. Enfim, os livros sempre foram uma ótima forma de conhecimento e sossego social.

Se você é um nômade digital em busca de novas perspectivas, conselhos práticos e histórias inspiradoras, minha lista de livros é perfeita para você. Com foco na preservação do ecossistema e na sustentabilidade, esses livros vão enriquecer suas viagens e sua vida. Vamos explorar essas leituras imperdíveis!

1. “Walden – A Vida nos Bosques” de Henry David Thoreau

Resumo: Um clássico da literatura sobre a simplicidade e a conexão com a natureza, “Walden” é um relato autobiográfico de Thoreau sobre seu experimento de vida simples nas margens do lago Walden, em Massachusetts.

Publicada em 1984, a obra passa por temas não superados até hoje pelo homem contemporâneo, como o direito à liberdade e o respeito à natureza. E se tratando de Thoreau, um clássico, é improvável, que a  leitura não vá  surpreender.

Por que ler? Este livro oferece uma visão profunda sobre a vida em harmonia com a natureza, inspirando nômades digitais a buscarem um estilo de vida sustentável e consciente.

Número de páginas: 319 páginas
Editora Edipro, 1ª edição (13 fevereiro 2020)

2. “A Arte de Viajar” de Alain de Botton

Resumo: Em seu passeio pelo universo das viagens, ele se desloca por Barbados, Amsterdã, Madri e o deserto de Sinai, examinando o sublime e o comezinho, descobrindo o lado exótico dos aeroporto estrangeiros e o discreto charme dos postos de gasolina de beira de estrada. E assim Alain fornece a bagagem imprescindível para o pensamento e da sua contribuição para que as jornadas sejam acima de tudo felizes.

Por que ler? Poucas atividades estão tão associadas à busca da felicidade quanto o desejo de viajar para lugares distantes. Embora não faltem publicações que recomendam vários destinos, é raro encontrar na literatura uma reflexão sobre as motivações que levam o viajante a abandonar o conforto do lar e a enfrentar o desconhecido.

Número de páginas: 270 páginas
Editora Intrínseca (13 novembro 2012)

3. “Trabalhe 4 horas por Semana” de Timothy Ferriss

Resumo: Ferriss oferece estratégias práticas para otimizar a produtividade e viver uma vida mais livre, trabalhando apenas quatro horas por semana.

Por que ler? Para nômades digitais que buscam equilibrar trabalho e aventura, este livro é um guia essencial para criar uma carreira que permita a liberdade geográfica.

Número de Páginas: 504 páginas
Editora Planeta; 3ª edição (14 abril 2016)

4. “Vagabonding: An Uncommon Guide to the Art of Long-Term World Travel” de Rolf Potts (Em inglês)

Resumo: Um guia prático e filosófico sobre como planejar e viver uma vida de viagens de longo prazo.

Por que ler? Potts oferece insights valiosos sobre a mentalidade e as estratégias necessárias para se tornar um viajante de longo prazo, inspirando nômades digitais a abraçarem a vida de viagem com mais confiança.

Número de Páginas: 224 páginas
Editora Ballantine Books; 1st edition (24 dezembro 2002)

5. “O poder do Hábito” de Charles Duhigg

Resumo: Charles Duhigg, repórter investigativo do New York Times, mostra que a chave para o sucesso é entender como os hábitos funcionam – e como podemos transformá-los. Com perspicácia e habilidade, Duhigg apresenta um novo entendimento da natureza humana e seu potencial para a transformação.

Por que ler? Se você é bem desorganizado em relação a estabelecer uma rotina este livro irá te ajudar bastante a melhorar o seu planejamento de rotina pessoal e de trabalho.

Número de Páginas: 516 páginas
Editora Objetiva; 1ª edição (1 outubro 2012)

6. “Grande Magia: Vida Criativa sem Medo” de Elizabeth Gilbert

Resumo: Gilbert explora a criatividade e como viver uma vida mais criativa e inspirada, superando os medos que muitas vezes nos impedem de seguir nossos sonhos.

Por que ler? Nômades digitais muitas vezes dependem da criatividade para inovar e se manterem motivados. Este livro fornece inspiração e técnicas para liberar a criatividade e viver plenamente.

Número de Páginas: 213 páginas
Editora Objetiva; 1ª edição (21 agosto 2015).

7. “Trabalho Focado” de Cal Newport

Resumo: Newport apresenta um guia sobre como reduzir o uso excessivo da tecnologia e focar no que realmente importa.

Por que ler? Para nômades digitais, a gestão eficiente do tempo e a redução das distrações são cruciais. Este livro oferece estratégias para viver uma vida digitalmente minimalista e mais produtiva.

Número de Página: 286 páginas
Editora Alta Books; 1ª edição (20 agosto 2020)

8. “Livre: A Jornada de Uma Mulher em Busca do Recomeço” de Cheryl Strayed

Resumo: A autobiografia de Strayed sobre sua jornada solo de autodescoberta ao longo da Pacific Crest Trail.

Por que ler? Uma leitura inspiradora para nômades digitais que buscam superar desafios pessoais e encontrar um novo propósito através da conexão com a natureza e da aventura.
Inclusive, tem uma versão de sua história em filme que é bem interessante, eu adorei.

Número de Páginas: 433 páginas
Editora Objetiva; 1ª edição (4 abril 2013)

°°°

Esses livros não apenas oferecem inspiração e orientação prática para nômades digitais, mas, também reforçam a importância de viver de maneira sustentável e em harmonia com o nosso ecossistema.. Abraçar a aventura, a conexão e a preservação ambiental é essencial para uma vida rica e significativa na estrada.

Leitura Recomendada: Filmes Inspiradores para Mochileiros; Games de Montanhismo e Trekking.

Deixe um comentário